terça-feira, 3 de junho de 2008

Sensação máxima de ignorância!

Assim como existe sensação máxima de refrescância, existe sensação máxima de ignorância. Uma é oferecida por Halls ou Listerine, já a outra, no meu caso, por um curso de espanhol. Essa comparação parece ridícula, mas acredite você, é precisa.

Sentir-se ignorante é ótimo. Funciona como motor. A gente percebe que não sabe nada, vai lá e estuda mais. Porém, hoje me senti tão-tão-tão ignorante, que só pude rir da minha cara. Não tive o start de devorar os livros. Dessa vez não foi tão rápido. E pior, eu tinha certeza que estava indo bem, hablando español, pero... A coisa foi ou vai mal!

Me compliquei com as bichices da língua. Eles acham "feio" usar artigo feminino para uma palavra feminina quando a palavra tem acento tônico na primeira sílaba. O que eles fazem? Transformam o feminino em masculino. É praticamente uma cirurgia, ah, mas que só acontece no singular.

O feio: la arma
Operação: arma vira masculino
Correto: el arma

Rá! Incrível, não? Essa cirurgia me rendeu vários hematomas e a bela e dolorida sensação de ser ignorante. Mas tudo bem, os bonitinhos acham lindo falar: la leche e la nariz. Entonces...

Pra piorar a minha situação, estava pesquisando sobre mestrados na Argentina e na Espanha e me empolguei com um em Barcelona. Entrei no site da tal instituição e tudo estava escrito em catalão. Tudo! Com o meu conhecimento pobre de francês e espanhol, claro que não entendi porcaria nenhuma. Alterei o idioma no próprio site para "castellano" e a vida ficou mais fácil. Ótimo, ainda empolgada, mandei um email para o responsável pelo Departamento de Master em espanhol e inglês. E não é que o bonito me respondeu tudo em catalão?

Será que uma pessoa que fale inglês e espanhol é incapaz de assistir uma aula em Barcelona porque os queridos só falam catalão? Eu mereço!


VS.

Um comentário:

r. disse...

Nossa.
passo pelo mesmo dilema.
estou a caminho de barcelona - queiram meus passos - e os dois cursos que me interessei são: 50% em espanhol, 10% em inglês e 40% em catalão. é de f*d*r a vida.
este impasse.
fora que, catalão, só pra que nasce falando. minha pouca inteligência não permite. rs

beijos