terça-feira, 1 de abril de 2008

Duda ( estagiária, 20 anos)

Maria Eduarda está feliz com o novo e primeiro estágio. Faz duas semanas que está trabalhando em uma grande e conhecida editora. Passou por um longo e difícil processo de seleção antes de conseguir a vaga. Lembro quando ela chegava em casa desesperada porque os concorrentes dela eram muito superiores. Ela dizia rindo de desespero "Nem bonitinha eu sou!". É, ela nunca foi bonitinha mesmo. Mas sempre foi charmosa, educada, simpática, nervosa e espontânea. É tudo isso desde criança. Taí uma pessoa que mudou muito pouco desde que nasceu. Faz vinte anos que Maria Eduarda, a Duda, é a mesma. Ai, que aflitivo isso!

Essa semana Duda começou a achar o estágio muito mais divertido do que a faculdade e resolveu que não frequentará mais todas as aulas. Ela fez uma lista de todas as matérias e escolheu as que mais gosta. Vai nessas aulas. A questão é que de oito matérias ela escolheu duas. Muito pouco. Não vai se formar assim. Ela já explica antes de qualquer um abrir a boca "Eu só gosto dessas mesmo. Os outros professores são imbecis e as matérias inúteis. E outra, ninguém vai impedir que eu me forme, porque até lá, já serei muito importante na empresa e todos vão saber!". Pobre, Duda. Ela é ingênua e se acha a rainha da cocada. Quando ela ouviu isso de uma amiga, respondeu sem titubear "Rainha da Cocada é aquela que carrega coisas na cabeça? Nada a ver comigo. Se liga!". Duda acha que "rainha da cocada" é a Carmem Miranda ou alguma daquelas baianas que andam no Pelourinho.

Muitos dizem que Maria Eduarda é burra. Ela é muito atrapalhada, muito mesmo, daquelas que causa vergonha alheia, sabe? Mas até aí, chamá-la de burra acho delicado. E sempre que alguém fala isso na cara dela, ela consegue em dois segundos dar uma resposta esperta. Não sai por aí chorando, não abaixa a cabeça e nem dispara toda uma lista de palavrões. Não consigo me lembrar de nenhuma de suas respostas, mas sei que são sempre espertinhas. É por essas e outras que dizem que a menina é descolada. Ai de quem vier falar da menina de qualquer jeito. Ela é brava, tá?

Duda encontra-se em perigo. Isso é como ela diz. Essa semana o chefe de um departamento da famosa editora deu em cima dela. Ela contou a estória para poucos e muito indignada. Todos teceram seus comentários. Comentários idosos. Tem sempre uma tia avó que diz "Cruz credo, que mundo nós estamos! Duda, minha filha, saia já desse lugar horroroso!". Detalhe importante, nenhuma das pessoas que comentou era tia ou mesmo velha para ser avó. Eram todas amigas dela, da mesma idade. Tão novinhas e com tanto moralismo. Maria Eduarda ouviu pacientemente toda a falação e respondeu em tom quase irônico "Vocês só podem estar de palhaçada né? Claro que essas coisas acontecem, ainda mais num ambiente enorme como aquele. A minha indignação é porque sou feinha. Tanta garota bonita e ele me escolheu? Na verdade é uma indignação com os meus traços deformados e não com a conduta dele. Tudo tãaaao normal!". Todas as meninas emudeceram.

Duda levantou-se e ainda completou "Vocês são membros do Rotary? A mente de vocês tem oitenta anos. Daqui a pouco estão todas esclerosadas e com artrose. Ninguém merece!". Uma das meninas rapidamente perguntou "Por que você fica dizendo que está em perigo então? ", e ela rindo "Porque preciso dar um jeito de dar bola pra ele sem ser mandada embora. Tá todo mundo de olho na estagiária e eu no meu estágio. Entendeu??".



VS.

Nenhum comentário: